Trajetória
Leonardo Saconatto, 27 anos.
// Nascido em Londrina, Paraná, Brasil.
// Desde 2013 reside em Florianólis, Santa Catarina, Brasil
Aos 14 anos de idade ingressei em um grupo de estudos da música brasileira com instrumentação de escola de samba, chamado Bloco Bafo Quente.
Com o Bloco, tive contato com grupos como Monobloco (RJ), com metodologias como O Passo® de Lucas Ciavatta, e pude desenvolver um processo de estudos musicais integrando ritmos e instrumentos característicos da cultura brasileira tocando Samba-Enredo, Baião, Ijexá, Maracatu, Maculelê e outros com Surdo, Tamborim, Caixa, Repique, Ganzá e etc.
Junto a essa amálgama que me trouxe um panorama das possibilidades - de arranjo, dinâmica e sonoridade - que a música brasileira tem, também estudei pandeiro, principalmente conectado à musicalidade presente no choro.
De lá pra cá, já na cidade de Florianópolis (SC) direcionei meus estudos para a linguagem do jazz e para a música instrumental. Na prática artística, atualmente investigo formas de como a música dá suporte à pesquisa performática ligada à arte contemporânea na área da dança.

Vivência Pedagógica
Minha vivência enquanto educador musical se inicia em Londrina (PR) com o Bloco Bafo Quente (2009-2013) onde me tornei monitor, após frequentar por muito tempo as oficinas, e pude auxiliar nas práticas das aulas, desde a manipulação dos instrumentos até as dúvidas com as rítmicas dos gêneros praticados pelo grupo. Muitos anos depois, já na Licenciatura em Música da UDESC em Florianópolis (SC) no ano de 2022, ainda antes do estágio curricular, tive a oportunidade de ser convidado como professor-adjunto na formação da bateria do Bloco Comuna que Pariu, grupo com o qual desenvolvi um trabalho de formação em ritmos brasileiros e fiz a regência de sua apresentação no carnaval de 2023.
Com o semestre letivo de 2023 iniciei o estágio curricular junto à comunidade no grupo Africatarina, que é um Projeto de Extensão da UDESC. Em 2024, foi a vez de pisar pela primeira vez na Escola Básica Municipal. Para acessar a página sobre os projetos de estágio, clique nos botões abaixo.